sábado, 15 de setembro de 2012

O Dia 7 de Setembro



Em 7 de setembro de 1822, o Brasil livrou-se da condição de colônia, conquistando sua independência política de Portugal. O movimento de independência foi o resultado de uma forte reação das camadas sociais mais ricas contra as pretensões e tentativas das Cortes de Lisboa de restabelecer o pacto colonial.
De lá prá cá, comemora-se todo ano, nesta data, nossa independência, com desfiles cívicos de militares, estudantes, etc. Mas as coisas não são mais como antigamente, lembram os saudosistas. Os desfiles de 7 de Setembro de décadas atrás ficaram na memória de pessoas que viveram o período. Na época, o uso de fitinhas verdes e amarelas e cantar o Hino Nacional antes das aulas eram obrigação dos alunos. No dia do desfile, eram organizados em “Pelotões”, todos em fila obedecendo a ordem “do maior ao menor”.As meninas iam desfilar com fita no cabelo e na blusinha, outras como balizas, virando estrelinhas pela avenida. Mais uma tradição da época, as bandas, eram motivo de orgulho entre as escolas, com suas batidas e evoluções diferentes na frente do palanque onde estavam as autoridades.
Atualmente, são realizados desfiles temáticos, onde a Secretaria de Educação da cidade escolhe o Tema e as escolas apresentam sua visão sobre ele. Aqui em Butiá, o tema deste ano foi o Meio Ambiente. O Rondon ficou responsável por apresentar os malefícios da Poluição. Confiram aí!!