terça-feira, 14 de agosto de 2012


11 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DOS ESTUDANTES

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, data em que, em 1827, foram criados os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um em São Paulo e o outro em Olinda.Cem anos após a criação desses cursos, a data foi escolhida para homenagear a todos os estudantes.
De lá pra cá, a educação no país acompanhou seu desenvolvimento e cresceu sensivelmente. No entanto, este aspecto social ainda está longe de ser satisfatório.
Além da necessidade de melhoria da qualidade do ensino, há a necessidade de combater a repetência e a evasão escolar.
Embora estes indicativos tenham caído nos últimos anos, ainda estão presentes na realidade social Brasileira.Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2001, indicam do 35.370 alunos matriculados no ensino fundamental em 2000, apenas 2.647 concluíram esta fase.
Apesar desta situação, os estudantes brasileiros têm o que comemorar.Segundo o IBGE, há indicativos que mostram que, mesmo que a educação no país esteja longe de ser satisfatória, há indicativos de que o sistema educacional no Brasil está melhorando, como: Aumento da taxa de alfabetização,crescimento do índice de alunos que se matriculam nas escolas e faculdades; aumento do número de alunos que completam o curso nos níveis fundamental, médio e superior;criação de mais escolas de ensino fundamental, médio e superior; queda nos índices de evasão escolar; menor índice de repetência.(Fonte: UFGNet; Soleis; IBGE)

 Dia Internacional dos Estudantes

E para quem não sabe, existe o Dia Internacional dos Estudantes, comemorado no dia  17 de novembro. Foi escolhido este dia devido à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Tchecoslováquia, realizada entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939. A data foi estabelecida, em 1941, em Londres, durante reunião do Conselho Internacional de Estudantes (antecessor da atual União Internacional de Estudantes, UIE), da qual participaram delegados de 26 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário