sábado, 2 de junho de 2012

Os Indios no Brasil atualmente



As pessoas, normalmente, têm uma imagem do índio que mora na mata e não usa as tecnologias do mundo moderno. E como no mundo tudo muda, houve mudanças também  nas comunidades indígenas.
Hoje, são 230 povos e, pelo menos a metade, vive praticamente da caça e da pesca, enquanto outros já usam computador, falam português e até atuam como políticos. Não podemos generalizar o modo de viver dos índios porque cada grupo vive de uma forma. É certo que os indígenas estão perdendo sua cultura por ficarem cada vez mais parecidos com os homens brancos. Mas também temos que levar em consideração que o modo de vida de toda sociedade se transforma com o passar do tempo e, com eles, não poderia ser diferente.
Hoje, existem muitos índios usando luz elétrica. Já somam 5 mil os índios matriculados em universidades, estudando Medicina e Direito, por exemplo, e 20 mil os professores indígenas que ensinam nas línguas que falam. O que caracteriza ser índio ou não é o jeito de viver, que está muito ligado a símbolos, por exemplo, o jeito de eles explicarem como acontecem os fenômenos da natureza, como os trovões, a chuva...é tudo mitológico. Os mitos não são mentiras, mas são as maneiras com que cada tribo explica o mundo, é a ciência delas.Um índio não deixa de ser índio porque tem computador.
“Os índios mantêm um espírito de continuidade, voltam às suas terras para fazer seus rituais. Alguns ainda vivem caçando e pescando como fizeram na vinda dos portugueses, outros vivem de em contato com os brancos, mas preservam sua cultura.
 Aproximadamente, 0,5% da população brasileira é indígena, está distribuída em todos os estados do país com maior concentração no Norte. Existem 180 línguas diferentes e essa é apenas uma das características que diferencia um grupo dos outros.
A grande alegria para a nação brasileira é que passados 500 anos da chegada dos portugueses, os povos indígenas estão crescendo. Na década de 1970, eles pareciam entrar em extinção, porque eles morriam de varíola, tuberculose e sarampo. Com o tempo, os remédios foram chegando, algumas doenças acabaram, eles adquiriram imunidade e, hoje, eles crescem a 4% ao ano enquanto o Brasil cresce a menos de 2%”. A população era de 100 mil, em 1955, e, agora, eles são 500 mil. Em cinqüenta anos, eles quase quintuplicaram!
Uma vitória indiscutível da Constituição de 1988 é a escola indígena, um lugar de ensino onde os alunos e os professores são índios. Nelas, eles podem ensinar apenas na língua própria, em português, ou nos dois idiomas. Os professores que dão aula nesses colégios são preparados por outras pessoas que trabalham em universidades.A ideia é que a escola tenha “um pé dentro da aldeia e o outro fora dela”, o que significa que os estudantes aprendem conteúdos ligados à cultura deles, como na disciplina “o uso da terra” que ensina a composição do solo, o tipo de plantas que nasceram ali, quais os chás que podem ser feitos e para que eles servem. Ao mesmo tempo, estudam como o governo e a sociedade podem ajudá-los, que direitos eles têm, entre outras utilidades.

POR QUE DIA 19 DE ABRIL?
A data foi criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A escolha foi uma homenagem ao I Congresso Indigenista Interamericano, um evento realizado no México, em 1940, que reuniu representantes de países da América para tomar decisões políticas importantes.
 Os índios também foram convidados, mas ficaram desconfiados. A história de convivência entre homens brancos e índios não é pacífica, mas repleta de guerras. Depois de alguns dias, porém, os indígenas resolveram dar um voto de confiança e foram à reunião no dia 19 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário