sábado, 9 de junho de 2012

Como surgiu o DIA DOS NAMORADOS e o INTERESSE CAPITALISTA nesta Data


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho.

Breve História

A história do Dia de São Valentim remonta a um dia de jejum tido em homenagem a São Valentin, que havia sido um Bispo. O Bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, de Roma, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de Lupercais, festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade,, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era, até um tempo atrás, uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o Publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do Hemisfério Norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Uma data tão especial tornou-se mais um dia onde o comércio usa e abusa do consumo desenfreado das pessoas.
O dia dos namorados está chegando e muito provavelmente várias pessoas estão pensando qual a melhor maneira de demonstrar seu amor  ao seu parceiro ou parceira. Tradicionalmente comemorado com troca de presentes, o dia dos namorados, para muitos, acaba se tornando sinônimo de novas dívidas e muita preocupação. No entanto, vale lembrar que, na verdade, amor nada tem a ver com gastos enormes ou demonstrações de afeto a base de endividamento. Para se ter uma idéia da relevância econômica dessa data, segundo dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio no estado – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
E se a tendência das vendas é aumentar nos períodos que antecedem as datas comemorativas, o costume do mercado acaba sendo o de elevar os preços dos itens mais procurados. Por isso, inovar e buscar alternativas para evitar o consumo desenfreado é sempre uma boa pedida.












 


Nenhum comentário:

Postar um comentário